Só quem sofre com a fibromialgia sabe como a condição é incapacitante e afeta a qualidade de vida. Lembram que a Lady Gaga cancelou seus shows no Brasil por conta disso?
A boa notícia é que a cannabis pode ser uma grande aliada para o alívio das dores. Uma empresa com sede na Califórnia (Cannabis Science) desenvolveu um adesivo à base da planta que vem dando resultados melhores do que os medicamentos tradicionais disponíveis.
Uma fala que costumo ouvir dos pacientes é que “dói até o fio de cabelo”.
Estudos recentes indicam que a fibromialgia acomete de 2 a 22% da população de todo o mundo, predominantemente mulheres. No Brasil, a prevalência da doença varia entre 2,5 a 4,4% da população, sendo a segunda maior causa de doença reumatológica depois da osteoartrose.
O tratamento mais efetivo para fibromialgia é a atividade física, entretanto garantir a qualidade do sono é imprescindível. Por vezes, antidepressivos possuem uma atuação benéfica no combate de repercussões da doença.
Continuamos avançando e os estudos não podem parar! A cannabis tem um grande potencial terapêutico, além de efeitos adversos mínimos frente a outras classes de medicamentos usadas na doença.